A história começa em Springwells Township, no condado de Wayne, Michigan, a 30 de julho de 1863, quando Henry era o primogénito dos seis filhos de William e Mary Ford. Tendo crescido numa próspera quinta familiar, foi educado numa escola de uma só sala, onde desde cedo demonstrou interesse por tudo o que era mecânico. Este interesse transformar-se-ia num verdadeiro génio e valer-lhe-ia o título de “um dos maiores industriais do mundo”.
Henry Ford começou cedo. Aos 12 anos, passava a maior parte do seu tempo livre numa pequena oficina mecânica, que ele próprio tinha equipado. Foi aqui que construiu o seu primeiro motor a vapor, em 1878, quando tinha apenas 15 anos de idade. No ano seguinte, Henry saiu de casa para a cidade vizinha de Detroit para trabalhar como aprendiz de maquinista.
A sua aprendizagem durou três anos, após os quais regressou a casa em Dearborn. Nos anos seguintes, Henry dividiu o seu tempo entre a operação e a reparação de motores a vapor, encontrando trabalho ocasional numa fábrica de Detroit e a revisão das alfaias agrícolas do seu pai. O ano de 1888 foi marcado por uma grande mudança na sua vida, quando casou com Clara Bryant e começou a sustentar a sua nova família gerindo uma serração.
Não demorou muito para que Henry fizesse outra mudança e, em 1891, tornou-se engenheiro na Edison Illuminating Company, em Detroit. A sua promoção a engenheiro-chefe dois anos mais tarde deu-lhe tempo e dinheiro suficientes para dedicar mais atenção às suas experiências pessoais com motores de combustão interna.
Henry Ford concretizou o seu sonho de produzir um automóvel a um preço razoável, fiável e eficiente com a introdução do Modelo T em 1908. Este veículo marcou uma nova era no transporte pessoal – era fácil de operar, manter e manusear em estradas irregulares e foi um sucesso imediato.
As coisas estavam a avançar rapidamente. Em 1919, Henry e o seu filho, Edsel, compraram todos os accionistas minoritários por 105.568.858 dólares e tornaram-se os únicos proprietários da empresa. Edsel, que sucedeu ao pai como Presidente nesse ano, continuou a ocupar o cargo até à sua morte em 1943, altura em que Henry Ford regressou ao leme da empresa.
Depois de se demitir do cargo de presidente da Ford Motor Company pela segunda vez, em setembro de 1945, Henry foi sucedido pelo seu neto, Henry Ford II.
No ano seguinte, foi homenageado no American Automotive Golden Jubilee pelos seus importantes contributos para a indústria automóvel e, mais tarde nesse ano, o American Petroleum Institute também lhe atribuiu a sua primeira Medalha de Ouro por contributos notáveis para o bem-estar da humanidade.
Henry Ford morreu na sua casa em Fairlane, Dearborn, no dia 7 de abril de 1947, às 23:40 horas. Tinha 83 anos de idade. Na altura da sua morte, o rio Rouge local tinha inundado, provocando um corte de energia. Com candeeiros de querosene e velas acesas, a cena deve ter sido mais reminiscente do seu nascimento 83 anos antes
A oval da Ford é um dos símbolos mais reconhecidos no mundo empresarial e é utilizada há mais de 50 anos. Os primeiros esboços da marca registada remontam aos primórdios da empresa, quando o engenheiro assistente de Henry Ford desenvolveu uma versão estilizada com as palavras “Ford Motor Company”.
Desde 1976, a oval azul e prateada da Ford tem sido utilizada como emblema de identificação em todos os veículos Ford, proporcionando uma marca facilmente reconhecível e consistente para todas as fábricas, instalações e produtos da empresa em todo o mundo.